Escleroterapia

Escleroterapia

É um tratamento para a remoção de vasinhos e microvarizes (varicoses) que não utiliza cirurgia. Alguns pacientes têm pequenas ramificações vermelhas que são mais conhecidos como vasinhos. Esses pequenos vasos não causam risco à saúde e provocam problemas com a aparência. É um tipo de procedimento que não deve ser feito em vasos de grande calibre, pois pode causar complicações. O tratamento desses vasinhos é feito com a aplicação de IPL (Intense Pulse Light), Laser ou remédios esclerosantes nas veias que não estão boas e isso faz com que elas endureçam e obstruam o fluxo sanguíneo. Quando esse procedimento é feito, faz com que o sangue busque veias saudáveis melhorando a circulação na região.

Em outras palavras, a escleroterapia, também conhecida como "secagem dos vasinhos", na maioria das vezes, consiste na injeção de um líquido dentro dos microvasos provocando uma alteração nas células das paredes dos vasos e causando o seu fechamento. 

Os microvasos tratados com escleroterapia são aqueles onde apresentam má circulação, gerando uma aparência visivelmente avermelhada dos vasos sob a pele. Com este tratamento logo na primeira sessão pode-se notar o clareamento da região e melhora na circulação.
Em cada sessão são realizadas as aplicações dentro dos vasinhos, onde será notado uma melhora progressiva até se obter o resultado desejado. O número de sessões para o tratamento completo é muito variável, dependendo da quantidade e aspecto dos microvasos. Porém em geral variam de 4 a 8 sessões para eliminar visualmente todos os vasinhos, sendo realizadas com intervalos mínimos de 15 dias entre elas. 
 
Para a escleroterapia utilizamos um líquido esclerosante diretamente no local afetado, através de uma agulha muito fina, sendo geralmente utilizado a glicose devido a sua segurança e eficácia no tratamento. 

Após o tratamento é recomendável ao paciente ter alguns cuidados, como: não realizar exercícios físicos, massagem ou depilação nas primeiras 24 horas, não se expor ao sol após a aplicação e utilizar pomadas heparinóides que serão recomendadas conforme a necessidade de cada indivíduo. 

O resultado do tratamento com escleroterapia é permanente, onde os vasinhos que são eliminados não irão retornar. Porém novos microvasos poderão aparecer na região, sendo variável o tempo de retorno dependendo do organismo de cada paciente.

 

 

Escleroterapia na Vila Ema em São José dos Campos e Vale do Paraíba é na Felicitá