Exame de BIOIMPEDÂNCIA

O que é a Bioimpedância?

Chamamos de Bioimpedância a resistência natural que os tecidos do corpo humano apresentam a passagem de corrente elétrica. Cada tecido corporal tende a resistir de maneira diferente a passagem dessa corrente, ou seja, os músculos e água corporal possuem baixa resistência elétrica,  já a gordura fornece maior resistência  a passagem da corrente elétrica. Atualmente, a análise de bioimpedância com equipamentos profissionais é mundialmente aceita como um importante critério de análise da composição corporal humana, condição de saúde e uma ferramenta para qualquer programa de emagrecimento e/ou manutenção do peso, apoiada por mais de 1600 referências na literatura.

 

O que é possível avaliar com o exame de Bioimpedância?

  • IMC (Indice de Massa Corpórea) - O IMC é normalmente usado como um indicador para a magresa, sobrepeso e obesidade. Contudo é importante notar que alguém com “sobrepeso” pode não necessariamente estar com “excesso de gordura”. Uma pessoa sedentária, consumidora de calorias em excesso pesando 80Kg e medindo 1,70m e outra pessoa fisiculturista pesando 80Kg e medindo 1,70m terão exatamente o mesmo IMC. São casos como este que demonstram a importância da avaliação da composição corporal através da análise de bioimpedância!
  • % de Gordura Corporal - a gordura representa a energia armazenada no corpo. Todos precisam de gordura no corpo, mas é importante não exceder um limite saudável. De uma maneira geral as mulheres possuem maior porcentagem de gordura distribuída pelo corpo do que os homens. O excesso dessa gordura geralmente produzem um resultado estético indesejado, onde atuaremos com diversas opções.
  • Índice de Gordural Visceral - As gorduras humanas dividem-se basicamente em duas: as viscerais e as estéticas (subcutânea), também chamadas de gorduras localizadas. As viscerais são as que oferecem maior risco a saúde e estão localizadas na região abdominal. Ela é o tipo mais perigoso, justamente por sua proximidade a órgãos vitais (como fígado, intestino, rins e pâncreas ) e por sua relação com doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. As gorduras viscerais têm componentes genéticos, mas também são reflexo de aspectos ambientais, como falta de atividade física e maus hábitos alimentares. Por outro lado, as gorduras localizadas não têm componente genético, e o seu acúmulo depende somente de hábitos do indivíduo, como pouca atividade física e dieta rica em calorias. As gorduras localizadas são mais comuns em mulheres, principalmente pelas alterações metabólicas e hormonais por que passam regularmente.
  • Taxa Metabólica Basal - a Taxa Metabólica Basal representa a quantidade mínima de calorias que uma pessoa irá usar por dia para se manter viva, ou seja, seria a quantidade de caloria que um individuo gasta para se manter em um cama durante 24 horas sem fazer nenhum tipo de movimento fisico voluntário. 
  • % de Tecido muscular -Trata-se da taxa de musculos que usamos para mover nosso corpo. Os musculos são responsaveis por queimar pelo menos 25% das calorias que ingerimos, sendo os maiores contribuidores para o emagrecimento. Ou seja, se tivermos uma porcentagem baixa de Tecido Muscular, algumas dietas produzirão menos resultados não sendo eficaz para certos individuo. Também a taxa muscular mínima é importante para evitarmos o efeito sanfona, pois quanto maior for matida a taxa muscular do paciente em seu tratamento, menos suceptivel a ganhar peso novamente.
  • Idade corporal - Nosso equipamento importado irá somar todos os atributos acima citados e irá comparar com sua idade cronologia associada a um banco de dados de milhares de individuos saudáveis, e assim resultará na idade que seu corpor tem. Esse resultado é muito interessante e nos faz refletir o quanto estamos cuidando de nossa saúde ou não.

 

Como a BIOMPEDÂNCIA nos auxília na perda de peso durante o tratamento?

  • Monitoramento do ganho ou perda de massa magra.
  • Avaliação do impacto da Atividade Física na composição corporal
  • Avaliação da eficácia de tratamento dietético e/ou medicamentoso na perda da gordura corporal
  • Avaliação do risco de desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão devido ao excesso de gordura


BIOMPEDÂNCIA tem contra-indicações ou cuidados especiais?

Sim, 

  • Uso de metais durante a avaliação (brinco, colar, anel, pulseira, piercing e adornos em geral)
  • Contra-indicada para portadores de marca-passo
  • Contra-indicado para gestantes

 

Conhecer o seu corpo é o primeiro passo para se cuidar , alcançar saúde e bem estar!

- Agende agora sua avaliação gratuita aqui na Felicitá 3941-1430 -